sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Vale a pena dividir...

Zapeando pela internet no dia de hoje, encontrei um texto de um talentoso jornalista que diz bem, o que anda acontecendo tanto com o Figueirense quanto com o Avaí...Acho que meu amigo colunista vai gostar, já que ele adora cavar opiniões de outros comentaristas e colocar aqui pra gente, decidi fazer o mesmo.
Aproveitem:
Retirado de: http://ney.meufigueira.com.br/


Me arrepia ter que apelar para um tão pejorativo, mas ver a entrevista dada por Jeovânio ao TVCOM Esportes  ontem à noite foi a gota d’água para concluir que o Figueirense vive um procetermo sso acelerado de “avaianização”.
O que significa isso? Significa que o Figueira está virando uma bagunça, sem rumo, sem norte, sem convicção. Tudo aquilo que divertia a nós, torcedores alvinegros, quando acontecia com o time do Sul da Ilha, que era alvo de saborosas chacotas, agora acontece dentro do Furacão Alvinegro.
Lembra quando um jogador avaiano foi dispensado às vésperas de um jogo decisivo porque foi fazer uma sauna com outro jogador, também dispensado? Lembra quando alguns jogadores avaianos chamaram algumas moças de fino trato a um hotel depois do jogo e no fim não quiseram pagar o combinado, sobrando para o chefe da delegação quitar a conta para diminuir o escândalo? Lembra quando, em outro hotel, um hóspede/marido traído caçou um jogador avaiano que havia “brincado” com sua esposa? Lembra do presidente Zuzu, agora guindado à condição de guru da “jestão” esportiva, bancando o cozinheiro às vésperas de um jogo decisivo em Fortaleza?
Isso sem mencionar as revoluções e os novos “projetos” e parceiros anunciados a cada seis meses, os caminhões de reforços chegando periodicamente, a velha estratégia de culpar a imprensa por tudo, o afastamento gradativo entre clube e torcida.
Tudo isso acontecia lá. Agora anda acontecendo por aqui. Infelizmente, lá andaram aprendendo a fazer alguma coisa direito, mesmo que seja na base da imitação. Aqui tudo indica que estão esquecendo o que faziam de certo.
As contratações equivocadas e em excesso, que não resolvem as deficiências da equipe e só incham o grupo. Muita gente mandando e ninguém obedecendo. Decisões que devem ser, mas não são tomadas. Decisões que demoram para ser tomadas. Decisões que são tomadas e logo em seguida revertidas. Tudo isso aconteceu no Figueirense nesse ano.
Quando o fuxico se restringia a uma raposa felpuda qualquer, era passível de não merecer crédito. Podia-se questionar a intenção de quem publica o fuxico e a da quem fazia o fuxico. Agora não. As histórias pipocam de todos os lados. Não só na imprensa, mas nas conversas diretas com pessoas ligadas ao Figueira, inclusive.
No momento em que atletas como Jeovânio, cujo caráter não pode ser questionado, resolvem vir a público e criticar o que aconteceu é porque os erros excederam qualquer limite do razoável.
É preciso rever, reorganizar, fazer autocrítica, buscar apoio de quem ama o Figueira e está disposto a ajudar, retomar a ligação com a torcida, mudar tudo que precisa ser consertado, com serenidade e inteligência.
Reconheço tudo que foi feito pelo grupo que dirigiu o Figueira nos últimos 10 anos, o que inclui aqueles que já participaram da gestão e se afastaram. Só que não posso me furtar a criticar o que estou vendo de errado.
Ultimamente, o Figueira está está se desviando de sua rota, de seu percurso, tornando-se uma nau à deriva. É preciso, portanto, identificar claramente quando a mudança de curso se deu e retomar o caminho do sucesso e das vitórias.
Disso depende o futuro do clube de maior torcida em Santa Catarina. Torcida que sofre, vive e respira Figueirense todos os dias do ano. Torcida que, ao fim de tudo, é seu patrimônio maior e que dá razão à existência do Figueirense Futebol Clube.
Isso jamais pode ser esquecido


Há tempos venho falando isso. O futebol é cíclico. Durante 10 anos, mais que nossas alegrias comemoramos as desgraças Avaianas...E não foram poucas...Quase 5 anos sem ganhar um clássico sequer, ser ultrapassado por nós em número de vitórias e em títulos...as malfadadas tentativas de acessos a séria A, enquanto enfrentávamos e derrotávamos os maiores do Brasil, o estádio deles sempre vazio, o nosso sempre cheio, os pífios campeonatos catarinenses, nem entre os 4 eles ficavam...as constantes trocas de tecnicos, 6 em 1 ano por exemplo...jogadores na balada, jogadores tendo casinho de amor..enfim...Hoje a maré virou. Na crista da onda está o Avaí. O que podemos dizer?? Não há bem que sempre dure...ou mal que nunca acabe...O mundo da bola vai girar de novo...Não teremos, como vocês 10 anos de insucessos...podem escrever.

ÚLTIMAS...

Hoje tem Figueirense e São Caetano. Dia de ver a despedida de metade desse elenco covarde, sem fibra, raça ou amor a camisa. Dia de ver o tecnico que só sabe motivar, mas que em termos táticos e tecnicos pouco acrescentou. Melancolia pouca é bobagem.


E na  Ressacada...terminou uma era...o mais vitorioso tecnico deles, procurará seu espaço num time grande. Cansou do estágio no pequeno time azul, e de ser cornetado pelos entendidos da Tapera.
Felicidades Silas.
És o cara!!

Forte abraço a todos! 

2 comentários:

Anônimo disse...

Bom saber que o AVAI serve de exemplo em todas as situações do figueira. Realmente demorou bastante para por ordem na bagunça generalizada desse amado clube, mas gostaria também de comentar que as previsões desastrosas dos torcedores alvinegros em nada nos preocupam. Acho graça, falam o que gostariam de ver acontecer, como se fossem “profecias”! Legal que todo alvinegro sabe o que vai acontecer com o AVAI! Usam suas previsões contra o rival para tirar o foco de sua DESGRAÇA! O primeiro passo para mudar de vida é reconhecer os erros que se vem praticando. Os sete anos de série "A" e a supremacia sobre seu principal rival tornou a torcida alvinegra pedante, arrogante e por fim cega. Eu também tenho uma previsão para vocês: iludem-se os que acham que sua reestruturação será rápida! Penarão muitos anos até encontrar alguém que tenha reais condições de fazer o que é necessário! No mundo do futebol não existem PPPs dando sopa por ai! Mas finalmente gostaria de desejar boa sorte em sua empreitada, muito embora eu acredite que pouco vai adiantar. Espero que no fim de 2010 o figueira não esteja relacionado para disputar o campeonato de série ”C” um abraço. Laerte

Robinho disse...

Antes de mais nada, obrigado pelo comentário Laerte. Como o próprio post demonstra, discordo de voce. Mas isso que movimenta o futebol, discussão.
Acho realmente que as ordens se inverteram. Anteriormente,nos estávamos por cima. Vocês eram o saco de pancadas. Hoje somos nós. Nada mais justo entendermos esse momento.
Mas creio que a arrogancia agora é de voces né? Ao diminuir o Figueira ao nível do PPP, ou profetizar que vamos demorar anos pra nos reerguer...voces mesmos, um ano antes de subirem quase cairam. E hoje onde estão? Muita calma nessa hora amigo. Acho que o tempo dará razão a um de nos dois. Até lá um abraço,siga com a gente e siga comentando ok?

Postar um comentário